“Quero Engravidar” – Veja dicas preciosas

Se você está pensando em aumentar a família, antes de mais nada deve-se procurar um ginecologista e fazer os exames pré-nupciais. Eles são importantes para detectar hepatite, megalovírus, HPV, disfunções de tireóide e outros, que precisam de um tratamento mais elaborado e não possam afetar o bebê.


Medicação

Tome ãcido Fólico. O AF inibe a má formação do tuboneural do feto, diminuindo as chances de se ter um bebê com problemas físicos e/ou mentais. Tome também zinco.
Para quem parou com Anticoncepcional: é importante ter consciência de que o corpo necessita de um tempo para se habituar a funcionar sem o hormônio contido nos comprimidos e possa voltar a “fabricar” os folículos e assim haver uma concepção. Este tempo não é pré-definido e portanto varia de mulher pra mulher, mas normalmente é em torno de 3 ciclos.
Tribullus Terrestris para os homens: Restaura e aumenta a libido sexual, usado no tratamento de impotência. Exerce um efeito de estimulação na espermogênese, aumentando o número e a motilidade de espermatozóides.
Tribullus Terrestris para as Mulheres: Restaura e aumenta a libido sexual, exercendo um efeito de estimulação da ovulação. Alivia sintomas de menopausa como insõnia, tensões em geral, irritabilidade ou apatia.
Outros efeitos: Por promover um efeito estimulante no fígado, diminui o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento.

Alimentação

Pare de fumar e não beba bebidas alcoólicas.
Também é muito bom para a fertilidade você regular sua alimentação. Siga dieta rica em fibras e o mais natural possível. Diminua o consumo de refrigerantes e tudo que possua açúcar refinado.
Evite também a soja e seus derivados, pois a soja contém estrogênio e pode atrapalhar a fertilidade tanto da mulher como do homem.

Momento certo

O ciclo inicia no primeiro dia de sangramento e vai até o dia anterior a próxima menstruação. Este ciclo é dividido em 3 etapas:
  • Fase folicular (começa no primeiro dia do ciclo e serve para amadurecer um ou mais folículos dentro dos ovários. Esta fase não tem tempo definido e pode muito variar de ciclo pra ciclo. O estresse, a ansiedade, os medicamentos tomados também afetam a duração desta fase).
  • Ovulação, que ocorre somente em um dia do ciclo (algumas mulheres podem ter duas ou mais num ciclo, mas isto não é muito normal). O óvulo dura entre 12h e 24hs “vivo”.
  • Fase lútea, que é após a ovulação e tem duração certa: entre 11 e 16 dias, e é um período fixo de mulher para mulher. Depois da ovulação o sistema hormonal muda, causando inchaço e outros sintomas da TPM.


Os espermatozóides duram até 72hs, mas isso vai depender, e muito, da qualidade deles e da qualidade do muco produzido pelo corpo da mulher, encontrado no útero. Este muco (muco cervical) é o “alimento” dos espermatozóides e os mantêm vivos dentro do corpo da mulher.
Dependendo do muco, eles podem durar até 5 dias, mas isso é raro!

Descobrindo o período fértil

O método Billings é bastante confiável para quem quer engravidar, pois ele é um indicador de quando ocorre a ovulação. Ele nos deixa atentas para as mudanças ocorridas no muco, na vulva e no corpo. Segundo este método, quando o muco fica elástico, em grande quantidade e transparente (as vezes rosado), significa que a mulher entrou no período fértil, mas ainda não ovulou.
Depois, a mulher vai se sentindo cada vez mais úmida e com a vulva edemaciada. Esta sensação de umidade quando a gente sente a calcinha sempre molhada! O último dia desta sensação e com a vulva edemaciada é o que o método chama de ãpice. Neste mesmo dia e os dois dias seguintes é quando provavelmente ocorre a ovulação. Para saber mais: O método Billings e Método que ensina a engravidar (Em Espanhol).
Mesmo utilizando o método Billings é importante ter relações antes do ãpice e após ele, pois como dito, o óvulo pode durar até 24hs e o espermatozóides até 72hs!!! (por isso existem mulheres que engravidam ainda menstruadas, porque os espermatozóides sobreviveram até o período fértil dela).
Nem todo mês a mulher ovula e por isso não fique aflitas se algo parecer que deu errado. As chances de gravidez em um casal normal é de 20% a cada ciclo, por isso fazer no período fértil não é garantia de sucesso.
O período fértil varia de mulher pra mulher não fiquem presa ao 14o. dia do ciclo, isto não é nem um pouco confiável!

As tentativas

Tentar dia sim, dia não é importante para dar tempo do saco excrotal aumentar o volume de espermatozóides tem sido desvendado como um mito. Tente quando quiser, o que não é muito recomendado é o homem ficar muitos dias sem ejacular, pois os espermatozóides ficam velhos.
Faça a relação numa posição em que os espermatozóides não vão escorrer para fora. Após terminar tem que ficar deitada na cama, quietinha e com um travesseiro embaixo do quadril. O ideal é ficar um mínimo de 30min, mas quanto mais tempo melhor!
As posições papai-mamãe e cachorrinho são as mais indicadas.
Não utilize qualquer gel lubrificador, nem saliva pois eles matam os espermatozóides. Até o gel utilizado na Ultrassonografia pode matá-los. Existe um próprio para isso, mas é importado!
Algumas mulheres colocam absorvente interno logo após o treino, afim de que o sêmem não escorra. É interessante lembrar que não pode tirar o plástico envolto a ele, senão ele vai absorver todo o semem pra si. Use com o plástico!

Fatores pessoais

O estresse, a ansiedade e os problemas do dia-a-dia afetam o dia da ovulação e tb o muco. Ele pode se tornar muito ácido por causa dos nossos problemas e por causa de má alimentação e isso mata todos os espermatozóides!
Por isso, você precisa estar bem consigo mesma, com o maridão e com tudo ao redor.
Ter uma vida saudável, dormir bem, ter o peso próximo ao ideal e alimentar-se bem aumentam as chances de concepção.

Abrindo passagem pros espermatozóides

Para quem tem problema com muco ácido, o ideal é fazer ducha de bicarbonato de sódio (duas colheres de sopa de bicarbonato, diluídas em 1 litro de água potável. Utilizar a ducha higiênica que se compra em qualquer farmácia) todos os dias e, no período fértil, também 1h antes dos treinos, se der!
Temperatura basal, Ultrassonografia seriada e Teste de Ovulação tb são bastantes úteis, mas cuidado com a ansiedade, procure não ficar pensando nisso a todo momento!

E o maridão? Não faz nada?

Para melhorar a qualidade dos espermatozóides, o homem deve tomar complexos vitamínicos contendo: Zinco, Vitamina C, Vitamina E e Tribullus Terrestris, indicados pelo urologista, ou comprados em farmácia, caso seja só a vitamina.
Não conte a seu marido/namorado quando você está fertil. Eles se sentem pressionados e ansiosos e pode prejudicar a ejaculação.
Quanto mais caliente for o momento, mais chances de concepção, pois o homem quanto mais excitado, mais ele ejacula. Apostem nas roupinhas sexies, nas calcinhas intra uterinas, nas massagens… ou seja: nas preliminares!

Saúde do Casal

Vitaminas tb ajudam na qualidade dos óvulos!
O cigarro e as bebidas alcóolicas diminuem a fertilidade tanto pra mulher como para o homem!

Temperatura Basal

Para quem sabe medir Temperatura Basal, existe o site do Fertility Friend que gerencia suas temperaturas, monta o gráfico e analisa resultados, mas é em inglês (em breve colocaremos tutorial).
Outra dica de site é o 28 dias, que é em espanhol.
É importante saber que a temperatura varia durante o dia, e por isso, a temperatura tem que ser tirada ao acordar, após uma boa noite de sono, antes de se mover, falar etc. Isso tornará o método fidedigno.
Normalmente a temperatura cai antes de ocorrer a ovulação e sobe bruscamente logo depois. E então fica alta até o dia da menstruação. Assim você sabe quando ovulou, ou pode até deduzir se está grávida.

Testes de Ovulação

Para quem vai fazer o Teste de Ovulação: está sendo cada vez mais difícil encontrá-lo em farmácias, mas encontra-se em sites mais facilmente. 

Eu tenho disfunções menstruais e agora?

Se você tem ciclo irregular, ovários policísticos, endometriose, pode ser necessário um esforço a mais.
Você pode procurar um médico e tomar indutores receitados por ele, ou também pode fazer um esforcinho natural.
Existem pessoas que conseguem resultados fazendo acupuntura.
Conheço pessoas que tomaram remédios homeopáticos e engravidaram em poucos meses.
Conheço também uma colega que não conseguia engravidar e mudou sua dieta radicalmente. Em três meses ela conseguiu.

Fonte:Gravidez.mamaeonline.com.br

1 comentários:

 
Futura Mãe Coruja © 2013 | Designed by Rumah Dijual, ,